Higiene das mãos

A lavagem das mãos tem como principal objetivo a remoção da maior quantidade de microrganismos da flora transitória e de alguns microrganismos da flora residente, de pelos, de células descamativas, de suor, de sujidade e de oleosidade, diminuindo desta forma o risco de infecções, e sua eficácia depende da duração do procedimento e da utilização de técnica correta.

A flora residente que habita as camadas mais profundas da pele pode não ser removida com a lavagem simples das mãos com sabões e detergentes, o que se faz necessário em áreas críticas, mas usualmente pode ser eliminada pela lavagem com produtos que contenham ingredientes antimicrobianos (anti-sépticos).

Nas demais áreas basta o uso de água e sabão.

Lavagem simples das mãos

Deve ser realizada no início e no término dos turnos de trabalho, após uso do toalete, após assoar o nariz, fumar, pentear os cabelos. A lavagem é realizada com água e sabão por 10 a 15 segundos, podendo ser complementada com fricção de álcool anti-sépticos.

Técnica:

· Retirar anéis e relógios;

· Sem encostar na pia, para não contaminar a roupa, abrir a torneira;

· Molhar as mãos;

· Colocar 3 a 5 ml de sabão líquido nas mãos;

· Ensaboar as mãos por meio de fricção por aproximadamente 15 a 30 segundos, em ambas as faces (palma e dorso das mãos), nos espaços interdigitais, nas articulações, nas unhas e extremidades dos dedos;

· Enxaguar as mãos em água corrente mantendo-as em nível baixo, sem encostá-las na pia, retirando totalmente a espuma e os resíduos de sabão;

· Secar as mãos com papel toalha descartável e , com o mesmo papel toalha , fechar a torneira, desprezando-o no lixo.

Anti-Sepsia Das Mãos

Utiliza-se a mesma técnica de lavagem das mãos, incluindo os antebraços, porém usando álcool anti-séptico.

Cleanderme gel é indicado na higienização facial, forma uma película protetora não oclusiva que proporciona suavidade e maciez à pele, dispõe das propriedades: antiinflamatória, adstringente, antifúngica, antisséptica e bactericida, excelente na preparação da pele para receber tratamentos dermatológicos. Você encontra Cleanderme gel nas melhores farmacias.

1
Oct 2012

Categorias:

Dicas

Compartilhe:

Nestra Derme do Brasil © 2014. Todos os direitos reservados.   |   Termos de uso