Os deslizes que prejudicam a beleza e a saúde

Nunca a vaidade esteve tão em alta. Cosméticos, tratamentos estéticos e cirurgias plásticas é o assunto predileto do universo feminino. No entanto, de nada adianta investir em tudo isso se, no dia-a-dia, não tomar cuidados simples. Afinal, hábitos inadequados podem colocar tudo a perder e, pior, comprometer a beleza e a saúde da sua pele.

“Não passar protetor solar, usar roupas apertadas ou não conferir a data de validade de sua maquiagem pode ser um risco à saúde”, afirma a dermatologista Vanessa Penteado (CRM-SP 95309), médica da Clínica Pantheon, de Campinas (SP).

Para facilitar, a especialista fez uma listinha dos principais erros que podem – e devem – ser corrigidos por quem deseja estar em paz com a beleza. Confira!

  • Não usar protetor solar
  • Apesar de todos os alertas sobre os efeitos nocivos do sol, há quem prefira expor-se ao astro-rei sem proteção com a intenção de conquistar aquele tom dourado que deixa a pele mais bonita. No entanto, os raios UVA e UVB prejudicam muito a pele. “Expor-se ao sol predispõe a pele às queimaduras e ao envelhecimento precoce. O sol tem efeito cumulativo, ou seja, quanto mais sol maior a chance de ter rugas, manchas e até desenvolver câncer de pele”, alerta a dermatologista. Por isso, é importante lembrar que bronzeado saudável e duradouro é aquele que se conquista lentamente.

  • Usar maquiagem vencida
  • O hábito de comprar a maquiagem, colocá-la no necessaire e usá-la continuamente, sem ficar atenta ao prazo de validade, é um erro comum e perigoso. “O vencimento indica o limite de prazo da estabilidade da fórmula antes de estragar. Portanto, ficar de olho nessa data, é fundamental para evitar infecções e alergias”, alerta Vanessa. Portanto, se notar alterações de cor, textura ou cheiro, não utilize o produto. É melhor abrir mão de um batom ou sombra ‘queridinho’ que ter consequências desagradáveis à saúde da pele.

  • Usar xampu errado
  • Nas prateleiras, a variedade é enorme. Dá vontade de experimentar tudo. E se aquela amiga diz que usou um determinado produto e funcionou bem, ele já entra na listinha de aprovados. O entanto, é fundamental saber qual é o tipo de seu cabelo e escolher um produto específico para ele. “Quem tem cabelo oleoso e passa xampu para cabelo seco, aumenta a oleosidade. Caso aconteça o contrário, o cabelo fica ainda mais seco. O xampu errado não trata o problema e ainda pode agravá-lo”, alerta a dermatologista. Por isso, nada de modismos. Use um produto que realmente seja indicado para os seus fios e, na dúvida, sobre qual escolher, converse com um especialista.

  • Dormir de maquiagem
  • Ao voltar de uma festa, bate aquela preguiça de retirar a maquiagem e deixar o rosto limpo. No entanto, este é um erro comum que pode afetar de forma negativa a saúde da pele. “A maquiagem não deixa a pele respirar normalmente, podendo ficar mais oleosa ou mais irritada. Além disso, o descuido provoca a obstrução dos poros”, revela Vanessa. E atenção especial com a região dos olhos. “Não retirar o make aumenta as chances de desenvolver terçol (inflamação nas glândulas lacrimais acessórias)”, garante a médica. Portanto, não deixe a preguiça vencer. Antes de deitar, use um demaquilante e lave bem o rosto.

  • Usar roupas apertadas
  • Apostar em uma calça jeans justa é sinônimo de sensualidade para muitas mulheres. Porém, isso pode prejudicar o contorno corporal. Afinal, a gordura tende a se estocar acima ou abaixo da zona de compressão das peças. E isso também vale para lingeries justas demais, que marcam o corpo e pioram a celulite. Na hora de escolher o que vestir, use o bom senso. Dá para usar uma calça mais justa, em dias alternados, evitando assim comprometer a beleza e a saúde.

  • Preguiça de enxugar-se
  • No inverno, as pessoas querem logo vestir-se! No verão, acham que manter o corpo úmido garante uma sensação de frescor. No entanto, algumas regiões como os pés e a virilha, devem ficar bem sequinhos. “Associar umidade e calor é o mesmo que abrir a porta para as micoses”, avisa Vanessa. . Além de passar a toalha em todos os locais, uma dica é contar com a ajuda do secador de cabelos, principalmente entre os dedos dos pés. “Só não aproxime muito o aparelho do corpo para evitar queimaduras”, lembra a médica.



    Fonte: bemparana

    8
    Jan 2013

    Nestra Derme do Brasil © 2014. Todos os direitos reservados.   |   Termos de uso