Um belo bronzeado sem arriscar a pele

Com a proximidade da primavera/verão, a pressa para conquistar um visual bronzeado aumenta e, com isso, o risco de se expor ao sol sem proteção adequada também. E é nesse momento que milhares de brasileiros esquecem de cuidar da pele (e da saúde) e exageram na dose, seja nas seções de bronzeamento artificial, na praia, piscina etc.

Os autobronzeadores são menos perigosos que as câmaras de bronzeamento artificial?
Os dermatologistas não recomendam uso de nenhuma substância que promova o bronzeamento acelerado. Os únicos produtos recomendáveis são os auto-bronzeadores que produzem uma oxidação na camada superficial da pele escurecendo-a, temporariamente, sem causar danos.

É recomendado consumir cenoura, abóbora, mamão, maçã e beterraba antes da exposição ao sol para obter um bronzeado mais bonito?
O consumo desses alimentos é recomendado como forma de ajudar na prevenção contra a ação nociva do sol. O que ocorre é que os alimentos citados contêm carotenoides, pigmentos encontrados em boa parte de frutas e legumes de cor vermelha e alaranjada. Esses pigmentos se depositam nas células da pele e retêm as radiações ultravioletas.

O indivíduo deve se proteger do sol em qualquer horário?
Os raios ultravioleta UVA e UVB incidem o dia todo e desgastam as estruturas das células da pele da pessoa que está exposta ao sol sem proteção.

Os hidratantes e maquiagens com protetor solar têm fator de proteção adequado?
Para funcionar, bases e batons devem conter filtro solar com fator de proteção 15. A maquiagem em pó também pode ajudar, mas, em geral, a proteção é irregular e insuficiente, sendo necessário reforçar a proteção com outros produtos. No entanto, os produtos ativos para reverter os danos causados pelo sol e o envelhecimento precoce devem ser prescritos por médicos, de acordo com a necessidade de cada pessoa.

As pessoas de pele negra desenvolvem câncer de pele?
As pessoas de pele negra desenvolvem o câncer de pele com menos freqüência do que as de pele branca, mas quando isso acontece seus tumores são mais graves, porque o diagnóstico normalmente é tardio.

Deve-se evitar o sol nas cicatrizes e queimaduras?
As cicatrizes e os locais de queimaduras recentes devem ser protegidos do sol para não se tornarem pigmentados. Já os locais de queimaduras antigas são mais vulneráveis a um eventual desenvolvimento de câncer de pele e é indispensável o uso de protetor solar nessas regiões por menores que sejam.

Fonte: dermatologia.net

3
Feb 2013

Categorias:

Estética, Pele, Todos

Compartilhe:

Nestra Derme do Brasil © 2014. Todos os direitos reservados.   |   Termos de uso