Muita gente ainda não acredita que o sol possa ser o principal responsável pelo envelhecimento cutâneo. Ou acredita, mas acha que não vai acontecer com ela, pois não consegue se imaginar daqui a vários anos e pensa apenas no prazer imediato de se ver com a pele bem bronzeada.
Algumas vezes, ao examinar uma pessoa que se queixa da pele envelhecida e dizer que estas alterações são causadas pelo sol, ela rebate: mas eu não vou à praia há mais de 5 anos…
O que estas pessoas não entendem, é que não é apenas o sol do último verão e sim a exposição solar acumulada durante toda uma vida, desde a infância. Na juventude, a pele tem uma grande capacidade de regeneração e “conserta” os danos causados pelo sol na pele. Com o passar dos anos, a pele perde esta ação regeneradora e as alterações características do fotoenvelhecimento começam a aparecer, como manchas, ressecamento, asperezas e perda da elasticidade.
Fotoenvelhecimento
Portanto, da próxima vez que você pensar em estender sua canga para se queimar, pense que a idade também vai chegar para você, e que os danos provocados pelo sol vão aparecer um dia. Se você gosta da sua pele e quer mantê-la bonita por mais tempo, proteja-se!
Entenda que você não precisa deixar de aproveitar os prazeres de ir à praia ou à piscina ou de curtir a vida ao ar livre. Basta mudar sua atitude em relação ao sol e tomar certos cuidados.
Fonte: dermatologia.net
Compartilhe: